Memórias, Experiências, Narrativas e Patrimônio Cultural na Educação

Autores

Palavras-chave:

Narrativa, Experiência, Patrimônio Cultural, Memória

Resumo

O artigo analisa experiências educacionais em escolas públicas do Espírito Santo, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades na EJA ocorreram na disciplina Estágio Supervisionado III do curso de História da UFES (2019/2), enquanto as do 6º ano do Ensino Fundamental fizeram parte de uma pesquisa de doutorado (Vago-Soares, 2010). Ambas as experiências abordaram narrativas e memórias relacionadas ao Patrimônio Cultural, destacando seu papel na construção de identidades. O estudo enfatiza a importância dos bens culturais e simbólicos como suporte para o enraizamento e reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura e história. Mais do que o patrimônio em si, os resultados indicam que o processo educativo e as interações sociais promovem pertencimento e integração comunitária, reforçando o papel da memória e das narrativas pessoais/coletivas na formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE) e coordena o grupo de pesquisa Memórias, Narrativas e Histórias das/nas escolas capixabas: diálogos na formação de professores. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Pós-doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores.

Maria Angélica Vago Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Mestre e Doutora em Educação na área de Linguagens Verbal e Visual (UFES-PPGE). Professora do Ensino Superior, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação - Departamento de Cultura, Linguagens e Educação (2019 a presente data). Participa dos Grupos de Pesquisa: Imagens, Tecnologias e Infâncias (PPGE-UFES) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES- UFSB). Membro da Academia de Letras e Artes da Serra. Membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI), UFES. Fui professora de crianças e adolescentes de 1991 a 2018. Autora do livro: Infância, Arte e Cultura: experiências em (com)textos educativos, 2015 e do Conto infantojuvenil: Quita e Kristal: aventuras em uma cidade, 2020. Coordenadora do Curso de Pedagogia - UFES 2024/2026 e coordenadora  do PIBID - Artes Visuais, 2022/2024 e 2024/2026.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Luiz, M. L., & Vago Soares, M. A. (2024). Memórias, Experiências, Narrativas e Patrimônio Cultural na Educação. Patrimônio E Memória, 20(2), 156–183. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3451

Edição

Seção

Artigos Livres