A APAE/CEDEG em Campo Grande/MS (1967-1987)

memória e história de sua implementação

Autores

Palavras-chave:

Memória da Educação Especial, Sul de Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul, História das Instituições Educacionais, Movimento apaeano, Pessoas com deficiência

Resumo

O artigo discute o processo de implementação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande/MS (APAE) - Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG), no período de 1967 a 1987, considerando a escassez de estudos sobre essa temática e a relevância da referida instituição educacional para a compreensão da Educação Especial brasileira e sul-mato-grossense. Adota-se como referencial teóricometodológico a abordagem da História das Instituições Educacionais, na linha da
historiografia francesa. Pôde-se observar que tal instituição teve uma origem elitizada, com a participação de agentes sociais próximos aos centros e redes locais de poder. Dessa forma, conseguiu assegurar sua existência identitária e a continuidade de seu projeto inicial, ainda que com algumas alterações estratégicas, como a oferta posterior de educação formal, sem, contudo, abandonar as representações do sujeito “excepcional” como indivíduo a ser “tratado” e “reabilitado” por especialistas da entidade, secundarizando-se o aspecto pedagógico.

Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Estadual Paulista UNESP

Pós-doutor em Educação (2024) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba. Doutor em Educação (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), área de concentração em História, Políticas e Gestão da Educação. Mestre em Educação (2012), área de concentração em Educação, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Graduado em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na Faculdade de Educação (FAED). Interesses e focos atuais de estudos e pesquisas: Inclusão escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial em diversos tempos e espaços; História e Historiografia da Educação; História e Historiografia da Educação Especial.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), graduação em Pedagogia pela UNIFRAN (2020), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013).

Referências

A BENFEITORA da educação profissional e da cidadania Oliva Enciso. In: Grandezas da Literatura. Campo Grande News. 2011. Disponível em: <http://www.campograndenews.com.br/colunistas/grandezas-da-literatura/a-benfeitora-daeducacao-profissional-e-da-cidadania-oliva-enciso>. Acesso em: 01 jan. 2015.

AGUIAR, Patrícia Menegheti de. O exame de admissão e a seletividade na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado (1942-1971). 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2013.

ANACHE, Alexandra Ayach. Discurso e Prática: a educação do ‘deficiente visual’ em Mato Grosso do Sul. 1991. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1991.

ASSOCIAÇÃO de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ata da reunião realizada no dia 10 de junho de 1967. Campo Grande, 1967.

______. Ata da reunião realizada no dia 19 de março de 1984. Livro de Registros de Atas, n. 002, ano de 1975.

______. Centro de Educação Especial Girassol. 2002. (Documento de circulação interna).

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 20. set. 2011.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: revista de educação especial. Brasília, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, set.- dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18405.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2015.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v.5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: <http://www.usp.br/cje/anexos/pierre/CHARTIERROmundocomorepresentacao.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2014.

______. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Fontes para estudos históricos em educação escolar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., João Pessoa, 2012. Anais... João Pessoa: HISTEDBR/Universidade Federal da Paraíba, 2012. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/8.20.pdf>. Acesso em: 28 maio 2016.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editores, 1994.

______; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. APAE educadora: a escola que buscamos: proposta orientadora das ações educacionais. Brasília: Fenapaes, 2001.

______. Planejamento Estratégico Descentralizado 2009 – 2011. Brasília: Fenapaes, 2009.

FURTADO, Alessandra Cristina; PINTO, Adriana Aparecida. Nos caminhos da pesquisa em História da Educação: imprensa periódica e arquivos escolares em Mato Grosso. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 2, p. 47-59, maio-ago. 2011. Disponível em. <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16154>. Acesso em: 22 jun. 2014.

GATTI JÚNIOR, Décio. A História das Instituições Educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; ______ (Orgs.). Novos Temas em História da Educação Brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 3-24.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário In: ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das letras, 1989. p.143-180.

HISTÓRICO da APAE de Campo Grande. APAE: uma história de muito trabalho e dedicação. In: APAE Campo Grande- MS. [2014?]. Disponível em:<http://www.campogrande.apaebrasil.org.br/artigo.phtml?a=23371>. Acesso em: 05 jan. 2015.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

JANNUZZI, Gilberta de Martino; CAIADO, Katia Regina Moreno. APAE - 1954 a 2011: algumas reflexões. Campinas: Autores Associados, 2013.

LIRA, Antônio de Almeida Lira. Antônio de Almeida Lira: depoimento [17 de dezembro de 2014]. Entrevistador: Giovani Ferreira Bezerra. Campo Grande, 2014.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: História das Instituições Educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco-EDUSF, 2004.

MATO GROSSO DO SUL (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 261, de 26 de março de 1982. Campo Grande, 1982.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas.5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, n. 57, p. 93-109, maio-ago. 2010. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/viewFile/9842/9041>. Acesso em: 29 jan. 2014.

MENSAGEM da APAE. Brasília: Federação Nacional das APAES, ano 47, n. 1, nov. 2014. (Edição Especial APAE Brasil: 60 anos).

NERES, Celi Corrêa. História do atendimento educacional do PNE- portador de necessidades especiais em Mato Grosso do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2002. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/7120.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2014.

NERES, Celi Corrêa. História da institucionalização da Educação Especial em Mato Grosso do Sul. In: ALVES, Gilberto Luiz (Org.). Pensamento e Prática Educacionais: entre clássicos, instituições escolares, educadores e o mercado. Campo Grande: Uniderp, 2007. p. 138-161.

NERES, Celi Corrêa. As instituições especializadas e o movimento da inclusão escolar: intenções e práticas. 2010. 158f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

NERES, Celi Corrêa; CORRÊA, Nesdete Mesquita. A educação especial na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS: um esboço de política pública em tempos de ‘inclusão escolar’. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 8., 2009, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2009. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/trabalhos.html>. Acesso em: 08 jul. 2014.

NERES, Celi Corrêa; FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento; STEIN, Nedina. Pesquisa sobre instituições escolares: um olhar sobre instituições especializadas. In: _____; ARAUJO, Doracina Aparecida (Orgs.). Retratos de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão Escolar. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 195-219.

NERES, Celi Corrêa; LIMA, Marilene Mauricia da Silva. As instituições especializadas em Mato Grosso do Sul: mapeando fontes historiográficas. In: ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ENEPEX), 2014, Dourados. Anais... Dourados: UEMS/UFGD, 2014. Não paginado. Disponível em: <http://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2262/2189>. Acesso em: 28 maio 2016.

OLIVA Enciso. In: SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital (Orgs.). Dicionário mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 456-457.

OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira. Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira: depoimento. [16 de dezembro de 2014]. Entrevistador: Giovani Ferreira Bezerra. Campo Grande, 2014.

OLIVEIRA, Márcia Regina Cassanho de. Imigração Sírio-Libanesa em Campo Grande e o Clube Libanês. 2010. 216f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.

PEREIRA, João Pedro Santana; MATANA, Rita Marines. Introdução. In: CHACON, Miguel Cláudio Moriel. (Org.). 40 anos: velhas questões, novos desafios. Campo Grande: Oeste, 2007. p. 9-30.

QUEIROZ, Elenir Rodrigues de; TERUYA, Priscilla Soares. Girassol em Movimento. In: SEMINÁRIO SOCIEDADE INCLUSIVA, 6., 2010, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte: PUC Minas, 2010, p. 1-11. Disponível em: <http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/Seminarios/VIseminario/Trabalhos/Comunica%C3%A7%C3%B5es%20e%20Relatos%20de%20Experi%C3%AAncia/Os%20Sujeitos%20e%20as%20Defici%C3%AAncias/EDUCA%C3%87%C3%83O/GIRASSOL%20EM%20MOVIMENTO.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2014.

REDE APAE e sua História. In: APAE Brasil: Federação Nacional das APAEs. [2016?]. Disponível em: <https://www.apaebrasil.org.br/#/artigo/2>. Acesso em: 28 maio 2016.

STEIN, Nedina Roseli Martins. Universidade Estadual de Mato Grosso 1969-1979. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 6., 2003, Aracaju. Anais... Aracaju: Universidade Federal de Sergipe; Campinas: HISTEDBR, 2003. Não paginado. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario6/titulos_Ens_Sup.htm Acesso em: 01 jun. 2015.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Ferreira Bezerra, G., & Furtado, A. C. (2017). A APAE/CEDEG em Campo Grande/MS (1967-1987): memória e história de sua implementação. Patrimônio E Memória, 13(2), 146–171. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3444

Edição

Seção

Artigos Livres