Os gêneros de pintura, a recepção das obras de Eduardo de Martino e a Marinha Brasileira
Palabras clave:
Gêneros pictóricos, Pintura de marinha, Imprensa, Marinha Brasileira, Eduardo de MartinoResumen
O presente trabalho estuda a relação entre a Marinha Brasileira e as obras de arte elaboradas por Eduardo de Martino (1838-1912). Para tanto, partimos do pressuposto que uma imagem participa da construção de diferentes significados para examinarmos a recepção dos quadros do pintor quando eles foram produzidos. Assim, analisamos as notícias veiculadas na imprensa brasileira no final do século XIX e constatamos que a sociedade da época entendeu a maioria das obras produzidas pelo artista como pinturas de marinha e as associou aos grandes feitos da Marinha Brasileira.
Citas
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
AVANCINI, José Augusto. A pintura de paisagem em Porto Alegre c.1890 – c.1950. In: COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX, 2., Anais... Rio de Janeiro, 2010. tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ; DezenoveVinte, 2010. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/800/tomo2/files/800_t2_a25.pdf.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BRASIL. Decreto n. 4116, de 14 de março de 1868. Crêa um musêo no Arsenal de Marinha da Côrte. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/403499/publicacao/15822553. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Marinha. Relatório do ano de 1869, apresentado à Assembleia Geral Legislativa. Rio de Janeiro, 1869. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/titles/142#?c=0&m=66&s=0&cv=0&r=0&xywh=-352%2C-116%2C4813%2C3395. Acesso em: 16 jun. 2018.
BRAVO, Manuel Pereira Pinto. Curso de História Naval. 2. ed. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 1959.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
DAMASCENO, Athos. Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: 1755-1900. Contribuição para o processo cultural sul riograndense. Porto Alegre: Globo, 1971.
DEVOTO, Fernando. Historia de los italianos en la Argentina. 2ª. ed. Buenos Aires: Biblos, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita Guerra. Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
ELIAS, Norbet. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 1995.
KNAUSS, Paulo. Prefácio. In: PEREIRA, Walter Luiz. Óleo Sobre Tela, Olhos Para a História. Rio de Janeiro: 7 Letras/ FAPERJ, v. 01. 180p. 2013
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. Apresentação. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 9-15.
LEVY, Carlos Roberto Maciel (org.). Cento e cinquenta anos de pintura de Marinha na História da Arte brasileira. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1982.
LEVY, Carlos Roberto Maciel. Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes. Período Monárquico, In: CATÁLOGO de artistas e obras entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1990.
PEREIRA, Walter Luiz. Óleo sobre tela, olhos para a História. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2013.
PUGLIA, Luigina de Vito. Eduardo de Martino: da ufficiale di marina a pittore di corte. Monghidoro: Com-Fine Edizioni, 2012.
RIAZZOLI, Mirko. Cronologia del Risorgimento. Roma: StreetLib, 2019.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edup. 2007.
STUMPO, E. Le campagne oceaniche della Regia Marina Italiana dall Unitá al primo Novecento. Mediterranea Ricerche Storiche, v. 6, n. 17, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Patrimônio e Memória
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.