Os gêneros de pintura, a recepção das obras de Eduardo de Martino e a Marinha Brasileira
Palavras-chave:
Gêneros pictóricos, Pintura de marinha, Imprensa, Marinha Brasileira, Eduardo de MartinoResumo
O presente trabalho estuda a relação entre a Marinha Brasileira e as obras de arte elaboradas por Eduardo de Martino (1838-1912). Para tanto, partimos do pressuposto que uma imagem participa da construção de diferentes significados para examinarmos a recepção dos quadros do pintor quando eles foram produzidos. Assim, analisamos as notícias veiculadas na imprensa brasileira no final do século XIX e constatamos que a sociedade da época entendeu a maioria das obras produzidas pelo artista como pinturas de marinha e as associou aos grandes feitos da Marinha Brasileira.
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
AVANCINI, José Augusto. A pintura de paisagem em Porto Alegre c.1890 – c.1950. In: COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX, 2., Anais... Rio de Janeiro, 2010. tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ; DezenoveVinte, 2010. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/800/tomo2/files/800_t2_a25.pdf.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BRASIL. Decreto n. 4116, de 14 de março de 1868. Crêa um musêo no Arsenal de Marinha da Côrte. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/403499/publicacao/15822553. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Marinha. Relatório do ano de 1869, apresentado à Assembleia Geral Legislativa. Rio de Janeiro, 1869. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/titles/142#?c=0&m=66&s=0&cv=0&r=0&xywh=-352%2C-116%2C4813%2C3395. Acesso em: 16 jun. 2018.
BRAVO, Manuel Pereira Pinto. Curso de História Naval. 2. ed. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 1959.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
DAMASCENO, Athos. Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: 1755-1900. Contribuição para o processo cultural sul riograndense. Porto Alegre: Globo, 1971.
DEVOTO, Fernando. Historia de los italianos en la Argentina. 2ª. ed. Buenos Aires: Biblos, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita Guerra. Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
ELIAS, Norbet. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 1995.
KNAUSS, Paulo. Prefácio. In: PEREIRA, Walter Luiz. Óleo Sobre Tela, Olhos Para a História. Rio de Janeiro: 7 Letras/ FAPERJ, v. 01. 180p. 2013
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. Apresentação. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 9-15.
LEVY, Carlos Roberto Maciel (org.). Cento e cinquenta anos de pintura de Marinha na História da Arte brasileira. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1982.
LEVY, Carlos Roberto Maciel. Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes. Período Monárquico, In: CATÁLOGO de artistas e obras entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1990.
PEREIRA, Walter Luiz. Óleo sobre tela, olhos para a História. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2013.
PUGLIA, Luigina de Vito. Eduardo de Martino: da ufficiale di marina a pittore di corte. Monghidoro: Com-Fine Edizioni, 2012.
RIAZZOLI, Mirko. Cronologia del Risorgimento. Roma: StreetLib, 2019.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edup. 2007.
STUMPO, E. Le campagne oceaniche della Regia Marina Italiana dall Unitá al primo Novecento. Mediterranea Ricerche Storiche, v. 6, n. 17, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrimônio e Memória
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.