À propos de cette revue
Foco e Escopo
A Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878 - Qualis B1), de periodicidade semestral e exclusivamente eletrônica, editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), programa interunidades entre a Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Assis e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do câmpus de Franca.
Este periódico tem por finalidade publicar artigos originais e inéditos, traduções, resenhas, notas de pesquisas e entrevistas relacionadas aos estudos na área da História e das Ciências Humanas e Sociais. A revista Faces da História aceita trabalhos submetidos por pós-graduandos, a nível de mestrado e de doutorado, bem como de mestres, doutores e professores. Para alunos em nível de graduação, a publicação se restringe à modalidade "notas de pesquisa".
Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês. A qualquer tempo, a critério do Conselho Editorial, a revista poderá publicar números especiais. As diretrizes para autores encontram-se no campo que trata das submissões. O público alvo da Faces da História é a comunidade acadêmica nacional e internacional.
Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail: facesdahistoria@gmail.com.
Processo de Avaliação pelos Pares
Faces da História adota o modelo de avaliação Double Blind Review. Os trabalhos são obrigatoriamente submetidos a avaliação de dois (02) pareceristas, sendo respeitada a autenticidade e originalidade dos trabalhos. Em caso de divergência é submetido a um terceiro parecerista.
Os editores da revista e os coordenadores do dossiê definem os pareceristas para os quais serão encaminhados os artigos.
O resultado da avaliação por pares será notificado aos autores por e-mail pelos editores.
Ademais, elucida-se que os autores não são submetidos a nenhuma taxa de submissão de artigos e/ou de avaliação (em inglês, Article Processing Charge - APC).
Periodicidade
A revista Faces da História, periódico semestral, publica duas edições regulares anuais, sendo a primeira em junho e a segunda em dezembro do corrente ano. Em geral, conforme o fluxo das contribuições submetidas e as aprovações destas, cada edição da revista Faces da História é composta pelas seguintes seções:
Artigos de dossiê: seção destina-se ao debate acerca da temática proposta por pesquisadores da área, com prazos para submissão dos manuscritos estabelecidos previamente. Todos os manuscritos submetidos a esta seção serão analisados pelos coordenadores e seguirão para avaliação em sistema "duplo-cego" pelos pares. As chamadas para publicação dos dossiês serão divulgadas neste site em redes sociais vinculadas a este periódico. A seção Artigos para Dossiê não aceita trabalhos de graduandos e graduados, nem mesmo se estiverem em coautoria com pós-graduandos, mestres e doutores. As normas de publicação deverão ser rigidamente seguidas de acordo com as orientações que se encontram no site da revista;
Artigos livres: seção que publica artigos inéditos e originais sobre temática livre que contribuam para o debate na área, sendo aceitos manuscritos em regime de fluxo contínuo. Os manuscritos serão avaliados no sistema "duplo-cegas" por pares. A seção Artigos Livres não aceita trabalhos de graduandos e graduados, nem mesmo se estiverem em coautoria com pós-graduandos, mestres e doutores;
Notas de Pesquisa: publica, sob forma de artigo, trabalhos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito da graduação, concluídas totalmente ou com conclusões parciais. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer especíe, bem como em capítulos de livros, publicados ou no prelo e devem ser de autoria de graduandos ou recém-graduados;
Resenhas: publica análise de livros nacionais ou estrangeiros. Para títulos nacionais, considera-se as obras editadas nos últimos 24 meses anteriores à submissão da resenha. Para os títulos estrangeiros, considera-se as obras editadas nos últimos 48 meses anteriores à submissão da resenha;
Tradução: a seção aceita traduções para o português de artigos publicados originalmente em outras línguas, que sejam relevantes na área de interesse da revista. Será solicitado que as traduções sejam acompanhadas do texto original e da permissão para tradução e republicação assinadas pelo autor e/ou editor original;
Entrevistas: a seção objetiva a publicação de entrevistas de temática livre com nomes de destaque nas áreas de interesse da revista ou que dialoguem com a temática proposta pelo dossiê. Os manuscritos devem ser originais e inéditos, sendo aceitos em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
A Faces da História está licenciada sob uma Licença Creative Commons tipo CC-BY-NC e oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, partindo do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público promove maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de apoio e de financiamento
Conselho do Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Assis e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) do câmpus de Franca - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
A revista não possui fonte de financiamento e é produzida a partir do trabalho voluntário dos discentes do programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis.
Fontes de indexação
Mídias Sociais
Instagram da Faces da História
Histórico do periódico
Criada em 2014, a Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878) é uma iniciativa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Assis. A revista tem sido editada, sem interrupções, em 2 (dois) volumes anuais, publicados em separado, um correspondente ao primeiro semestre e outro ao segundo semestre do mesmo ano. O primeiro volume anual deve ser publicado até 30 de junho e o segundo até 31 de dezembro, exceto em caso de falha no servidor da UNESP. Desde a fundação da Faces da História, os princípios norteadores desta revista são a divulgação da produção científica na área de História; o estímulo ao intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes na área das Ciências Humanas e Sociais – preferencialmente nos campos em que a História se constitua como um dos eixos da análise; o fomento do intercâmbio de informações e experiências do conhecimento histórico em suas diferentes interfaces; a contribuição para a produção e socialização do conhecimento junto a sociedade; e a formação pedagógica e editorial dos discentes de pós-graduação stricto sensu da UNESP de Assis a partir da experiência de trabalho neste periódico, o que formará quadros especializados na publicação do conhecimento científico.