Norbert Elias e a constituição do conceito de civilidade

Autores

Palavras-chave:

civilidade, Norbert Elias, Sociedade da Corte, boas maneiras

Resumo

O artigo tem como proposta de estudo investigar como se desenvolveu o conceito de civilidade na obra de Norbert Elias, em especial, nas obras O Processo Civilizador, volumes 1 e 2, com base nas transformações ocorridas entre a Idade Média e o início do século XIX. Os comportamentos referentes à postura à mesa, à vestimenta e ao vocabulário na sociedade de corte são elementos que sofreram alterações e, como consequência, tornaram-se mais polidos e corteses, ao passo que a sociedade passava pelo processo de criação dos Estados Modernos. Delineiam-se os princípios sobre a decadência da sociedade de corte e, diante desse cenário, são analisadas as alterações nas estruturas sociais e as modificações nas relações entre os indivíduos.

Biografia do Autor

Dyeinne Cristina Tomé, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Ciências Sociais (2005) e Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Especial (2006) pelo Instituto Paranaense de Ensino e em Gestão Escolar (2015) pela Universidade do Centro-Oeste. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutoranda pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Quadro Próprio do Magistério da SEED PR.

Raquel dos Santos Quadros, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM -  Campus de Maringá. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM Campus de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE - UEM).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Referências

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

Tomé, D. C., dos Santos Quadros, R., & Gomes Machado, M. C. (2018). Norbert Elias e a constituição do conceito de civilidade. Patrimônio E Memória, 14(2), 448–464. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3383

Edição

Seção

Artigos Livres