O conceito de patrimônio cultural de Llorenç Prats e o contexto da comunidade pomerana da Serra dos Tapes

algumas relações possíveis

Autores/as

Palabras clave:

Pomeranos, Serra dos Tapes, Memória e identidade, Llorenç Prats, Patrimônio cultural

Resumen

Este artigo propõe-se a refletir acerca do conceito de patrimônio cultural elaborado por Prats (1998; 2005) e a explorar algumas relações possíveis deste com o contexto da comunidade pomerana da Serra dos Tapes, região sul do Rio Grande do Sul, Brasil. A interpretação acadêmica de que a cultura pomerana foi silenciada pela ideologia do germanismo, a positivação contemporânea da identidade pomerana e o interesse recente do poder público em buscar uma identidade peculiar à região são elementos constituintes de tal cenário. Objetiva-se, através deste artigo, trazer à luz aspectos do entendimento patrimonial de Prats que se refletem no contexto da comunidade pomerana mais ao sul do Brasil, a fim de aclará-lo.

Biografía del autor/a

Danilo Kuhn Silva, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Danilo Kuhn Silva é Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializações em Ensino de Língua Espanhola e em Ensino de Lingua Inglesa; ambos pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Licenciado em Música pela UFPel.

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Kuhn Silva, D. (2019). O conceito de patrimônio cultural de Llorenç Prats e o contexto da comunidade pomerana da Serra dos Tapes: algumas relações possíveis . Patrimônio E Memória, 15(2), 335–373. Recuperado a partir de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3290