Pelo direito de festejar

o encontro entre os Bumba Meu Boi, as Congadas de Minas e os patrimônios culturais afro-brasileiros

Autores/as

Palabras clave:

Bumba meu boi, Congadas de Minas, Patrimônios culturais afro-brasileiros

Resumen

Este artigo tem como objetivo comparar e analisar os processos de patrimonialização do ‘Bumba meu boi’ do Maranhão - patrimonializado pela UNESCO - e das ‘Congadas’ de Minas Gerais - em processo de registro no IPHAN - observando as articulações entre as respectivas manifestações culturais, o movimento folclórico e as instituições públicas voltadas para a cultura. Refletimos também acerca do conceito de cultura negra e como ele pode nos ajudar a pensar a ação dos sujeitos sociais que recriam e acionam os patrimônios tendo em vista os desafios que se colocam cotidianamente. Para isto, partimos do pressuposto de que a cultura é um direito político.

Biografía del autor/a

Carolina Martins, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Carolina Martins é Professora Substituta da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), câmpus de Bragança. Doutora e Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em História pela UFPA.

Lívia Nascimento Monteiro, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Lívia Nascimento Monteiro é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Martins, C., & Nascimento Monteiro, L. (2022). Pelo direito de festejar: o encontro entre os Bumba Meu Boi, as Congadas de Minas e os patrimônios culturais afro-brasileiros. Patrimônio E Memória, 18(2), 200–222. Recuperado a partir de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3025