Penitentes do Alto do Tabor

práticas de penitência e memória na construção da história do lugar

Autores/as

Palabras clave:

Memória, História, Lugar, Práticas de Penitência, Irmandade

Resumen

O trabalho trata do surgimento de uma irmandade, denominada de Penitentes do Alto do Tabor e de suas práticas de penitência. Objetiva analisar aspectos do surgimento dessa irmandade e suas práticas penitenciais, como elementos construtores da história do
lugar. Utilizou-se da abordagem qualitativa e do método da História Oral. E, como técnica, de entrevistas semiestruturadas com anciões da comunidade lócus da investigação. A análise revela o surgimento dessa irmandade nos primeiros anos da década de 1930,
extinguindo-se, possivelmente, nos primeiros anos da década de 1990. Constatou-se uma forte relação da história desses penitentes com a de Santo Inácio de Loyola. As práticas de penitência envolviam oração, cantos e autoflagelação. A importância do tratamento dado à história do lugar se configura como uma busca na valorização de múltiplas identidades culturais e sociais, respeitando-as, defendendo-as e fortalecendo a cidadania.

Biografía del autor/a

Wilca Maria Oliveira, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Wilca Maria de Oliveira é Doutora em Letras e Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), câmpus de Pau dos Ferros. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Regente na Biblioteca Jorge Amado da Escola Estadual Coronel Fernandes.

Maria Paz Cavalcante, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Maria da Paz Cavalcante é Professora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), câmpus de Pau dos Ferros. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica e Graduada em Pedagogia pela UERN.

Citas

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Introdução à geografia cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: B. Brasil, 2007.

CUSTÓDIO, Regiane Cristina. Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação. In: ANPED SUL, 9., Caxias do Sul: UFRGS; NEMAT. 29 jul.-1º ago. 2012.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ELIADE, Mirceia. Mito e realidade. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDES (2007). A história e a cultura dos povos da serra do Bom Jesus. Luís Gomes. DVD, parte II.

FERREIRA, Jerusa Pires. Livros e leituras de magia. Revista USP, São Paulo, n. 31, p. 42- 51, 1996. Disponível: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25958/27689. Acesso em: 8 jul. 2015.

FIGUEIREDO, Adolfo Paulino. História de Luiz Gomes: Mil Novecentos e Quarenta. Cajazeiras: Empresa Gráfica Rio do Peixe, 1940.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HOLZER, Werther. O lugar na geografia humanista. Revista Território, Rio de Janeiro. ano 4, n. 7, p. 67-78, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico do Brasil, 2010. Disponível: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html. Acesso em: 12 set. 2015.

JURKEVICS, Vera Irene. Os santos da igreja e os santos do povo: devoções e manifestações de religiosidade popular. Curitiba, 2004. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná.

MASCARELLO, Lidiomar José. Memória de trabalho e processo de envelhecimento. Psicologia Revista, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 43-59, 2013.

MACHADO, Jana Rafaella Maia. Entre cantos e açoites: memórias, narrativas e políticas públicas de patrimônio que envolvem os penitentes da cidade de Barbalha-CE. Rio de Janeiro, 2014. Dissertação (Mestrado Profissional) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 25. ed. São Paulo: Vozes, 2007.

MOSÉ, Viviane. Pensamento chão. 2. ed. São Paulo: Record, 2007.

MOREIRA, Marcos Antonio; ROSA, Paulo Ricardo S. Pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS/UFMS, 2009.

NASCIMENTO, Antônio Roberto Fernandes do. Luís Gomes: a terra e o povo de Luís Gomes em Poesia. Natal: Feedback, 2016.

ROHRBACHER, Padre. Santo Inácio de Loyola: soldado de Cristo. Gaudium New. Disponível em: https://gaudiumpress.org/content/39036-santo-inacio-de-loyola-soldado-de-cristo/. Acesso em: 25 mar. 2022.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: Editora L&PM, 2011.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

TULVING, Endel. How many memory systems are there? American Psychologist, Toronto, v. 40, n. 4, p. 385–398, 1985.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Oliveira, W. M., & Paz Cavalcante, M. (2022). Penitentes do Alto do Tabor: práticas de penitência e memória na construção da história do lugar. Patrimônio E Memória, 18(1), 398–420. Recuperado a partir de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3002