LEITURA E ESCOLA: COMPLEXA E CONTURBADA RELAÇÃO

Autores/as

  • Queila Silva Gimenez Seduc SP
  • Rozana Aparecida Lopes Messias Unesp Assis

Palabras clave:

Leitura, Escola, Letramento, Formação do leitor

Resumen

No presente texto, buscamos refletir, incentivados por uma pesquisa desenvolvida no âmbito do ProfLetras, sobre a relação indissociável entre leitura e escola. A fim de enriquecer tal debate, que se constitui, em grande medida, em torno dos obstáculos e caminhos da formação do leitor no espaço escolar, adotamos a perspectiva do capital cultural e do conceito de habitus, desenvolvidos por Bourdieu (1996;1998). Conduzindo-nos nesta direção, nos apoiamos nos estudos sobre letramento(s), escolarização e leitura, propostos, sobretudo, por Soares (1995; 2006; 2010) e Kleiman (2006). Com respeito às perspectivas sociais da constituição do leitor e do papel do mediador no processo de formação de leitores em contexto escolar, recorremos aos escritos de Chartier (1996; 2001) e Petit (2008; 2010) e às reflexões propostas pelos resultados das pesquisas Retratos da Leitura no Brasil. Tais reflexões apontam para a necessidade ainda persistente do aprimoramento na formação do professor leitor.

Biografía del autor/a

Rozana Aparecida Lopes Messias, Unesp Assis

Livre docente em Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNESP (2022). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista ? FFC ? Marília-SP (2009); mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista FCL-Assis-SP Filho (2003); pós Doutorado em Educação pela Georgetown University- Washington DC - EUA, junto ao Spanish and Portuguese Department (2017-2018 - FAPESP- processo 2017/02937-0). Atua como professora de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e Estágio Supervisionado na UNESP-Assis. É vice-líder do Grupo de Pesquisa: ?Interação Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos? (InViTe) e faz parte do grupo de pesquisa ?Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior?. Pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE)-FCT/UNESP- Presidente Prudente. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de coordenadora do Programa (PROEX) Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e participa de atividades de mediação e supervisão de práticas de Teletandem, com vistas à formação de professores. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Teletandem e Formação de Professores; Tecnologia e Formação de professores; metodologia de ensino de línguas. 

Publicado

2024-11-20

Cómo citar

Silva Gimenez, Q., & Lopes Messias, R. A. (2024). LEITURA E ESCOLA: COMPLEXA E CONTURBADA RELAÇÃO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 233–253. Recuperado a partir de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2681

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES