As (NOVAS) FACES DOS CONTOS DE MURILO RUBIÃO

Autores/as

  • Raquel Cristina de Souza e Souza Colégio Pedro II
  • Ana Crelia Penha Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

reendereçamento; Murilo Rubião; livro ilustrado.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as obras Bárbara, O Edifício e Teleco, o coelhinho – trilogia de Murilo Rubião publicada em 2016 pela Editora Positivo no ano de seu centenário visando ao público jovem ­– à luz de estudos recentes sobre livros ilustrados e levando em condireção o conceito de reendereçamento (AGUIAR e CECCANTINI, 2012). Pretendemos levar em consideração algumas questões sobre as tensões e confluências entre estética, design gráfico, mercado editorial e escola, além de refletir sobre como a republicação de seus textos pode contribuir para manter seu trabalho circulando no sistema literário.

Biografía del autor/a

Ana Crelia Penha Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É membro integrante do Grupo de "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas culturais", coordenado pela Prof.Dra. Regina Michelli (UERJ). É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária  e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino.

Publicado

2020-01-16

Cómo citar

Souza, R. C. de S. e, & Dias, A. C. P. (2020). As (NOVAS) FACES DOS CONTOS DE MURILO RUBIÃO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 26, 115–134. Recuperado a partir de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/1457

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES