A FORMAÇÃO DE LEITORES E OS PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO-POÉTICO EM SALA DE AULA

Authors

  • Simone Oliveira Vieira Peres Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Patrícia Aparecida Beraldo Romano Unifesspa

Keywords:

Formação de leitores, Letramentos, Poesia, Multiletramentos, Educação Literária

Abstract

This text starts with a discussion about literary education in the classroom based on the Literary Literacy processes proposed by Cosson (2006, 2009), Paulino and Cosson (2009) and seeks to achieve literary literacy with the poetic genre (Paz, 2003), understanding that poetic creation, linked to the multisemiotic and technological field, produces poetic knowledge that encompasses multilearning, different languages and semioses in the quest to achieve a pedagogy of the sensitive. In addition to the aforementioned theorists, the work is based on Bakhtin (2003), Antunes (2003), Solé (1998), Soares (2011), Rojo (2013) and other theorists.

Author Biography

Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Unifesspa

Profa. Dra. em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria Literária e Licenciada em Letras, ambas pela Unicamp. Atualmente é professora Associada I na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus de Marabá, onde atua no Curso de Graduação em Letras-Português e nos Programas Acadêmico e Profissional de Pós-Graduação em Letras, POSLET e PROFLETRAS. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil (GEPLIJ), desenvolvendo pesquisas sobre as obras infantis de Monteiro Lobato, texto literário e suas materialidades, Literatura e Ensino e Literatura infantil na/da Amazônia. Também participa do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens/USP, Monteiro Lobato em rede (UFPR) e Observatório Lobato (USP). Em 2019, publicou parte de sua tese de doutorado em livro intitulado Dona Benta: uma mediadora no mundo da leitura, pela Appris e, em 2022, finalizou Pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Literatura Comparada na USP.

Published

2024-11-06

How to Cite

Oliveira Vieira Peres, S., & Beraldo Romano, P. A. (2024). A FORMAÇÃO DE LEITORES E OS PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO-POÉTICO EM SALA DE AULA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 117–139. Retrieved from https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2723

Issue

Section

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES