Enquadrando o início da TV
projeções do cinema sobre a surgente televisão e o alerta do filme S.O.S. Tidal Wave (1939) acerca de fake news em telejornalismo
Palabras clave:
cinema, filme b, televisão, telejornalismo, fake newsResumen
Enfoque e análise histórica de produções cinematográficas exibidas no Brasil que, notadamente produzidas por Hollywood e definidas como Filmes B, incorporam como elementos de seus roteiros tecnologias televisivas ou a TV aberta, a refletir os avanços dessas no correr dos anos 1920 e 1930. E as projeções que as tramas fílmicas investem sobre a operação, os usos e possíveis impactos daquelas tecnologias na sociedade. Todas posicionadas, compreendidas e explicadas historicamente, na interseção entre dimensões tecnológicas, comunicacionais e sociopolíticas. Com igual caminho, segue o enfoque detalhado do filme S.O.S. Tidal Wave (1939), cuja trama trata da produção do surgente telejornalismo, além de emitir claro alerta sobre riscos do televisionamento de fake news. Trama fílmica a espelhar o crescente e disseminado uso político dos meios de comunicação social, em geral, e mesmo da estreante TV.
Citas
ARCHANGELO, Rodrigo. Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida (1956-1061). 2015. 413f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015.
BUSETTO, Áureo. Por uma mirada internacional na história da TV no Brasil. In:________(org.). História antenada e plugada – estudos históricos sobre mídias eletrônicas no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.
________. Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão. Revista Brasileira de História, v.27, n.54, São Paulo, 2007.
________. A televisão como arma: projeções sobre modelos de operação e uso do meio no filme Murder by television (1935). ArtCultura, v.22, n.41, Uberlândia, 2020.
GREEN, Jonathon, KAROLIDES, Nicolas. Encyclopedia of censorship. New York: Facts File, Inc., 2005. Disponível em: http://www.encyclopedias.biz/dw/Encyclopedia. Censorship.pdf. Acesso em: 23 jan 2022.
KOSZARSKI, Richard. Coming next week: images of television in Pre-War Motion Pictures. Film History, v. 10, n. 4, Bloomington, 1988.
KOSZARKI, Richard and GALILI, Doron. Television in the cinema before 1939: an international annotated database. Journal of e-Media Studies, v.5, n.1, Hanover, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo – viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
MENEGUELLO, Cristina. Poeira de estrelas – o cinema hollywoodiano na mídia brasileira nas décadas de 40 e 50. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
NELSON, Michael. The President and the Court: Reinterpreting the Court-Packing Episode of 1937. Political Science Quarterly, v. 103, n. 2, Wiley, 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2151184?origin. Acesso em: 15 dez 2021.
SCHWARTZ, Brad. Broadcast Hysteria - Orson Welles's War of the Worlds and the Art of Fake News. New York: Hill and Wang, 2015.
TEXEIRA, Carla D. S. Das ondas do rádio ao papel dos jornais: radiodifusão e autonomia política da imprensa no Brasil, 1931-1937. 2015.168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.
TOMAIN, Cássio. Janela da alma – cinejornal e o Estado Novo. São Paulo: Annablume, 2006.
UCLA LIBRARY, Film & Television Archive. S.O.S. Tidal Wave/False Faces, 2017, s/n. Disponível em: https://www.cinema.ucla.edu/events/2017/03/12/SOS-tidal-wave-false-faces. Acesso: 20 mar 2021.
WAGNER, Jon Nelson; MACLEAN, Tracy Biga. Television at the movies – cinematic and critics responses to american broadcasting. New York/London: Continuum, 2008.
ZANATTO, Rafael Morato. Uma história transnacional do cinema? Revendo cômicos e vamps com Siegfried Kracauer. Antíteses, v. 14, n.28, Londrina, 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.