"As poltronas CIMO acompanham a história do cinema"
a contribuição da fábrica Móveis CIMO S.A. para o mercado exibidor em São Paulo (1940-1950)
Palabras clave:
Mercado exibidor; Mobiliário; Imprensa.Resumen
O estudo das salas de cinema, como objeto de pesquisa, é um campo explorado com mais acuidade a partir da década de 1980. Algumas pesquisas recentes envolvem o espaço do cinema e a relação com a criação e o desenvolvimento de uma indústria nacional para substituir uma importação expressivamente cara e pouco vantajosa de equipamentos necessários à atividade. O mobiliário para cinema, nesse sentido, é um elemento importante da história da exibição: é um dos investimentos mais caros da sala de cinema, levando em conta o número de poltronas, além de indicar instrumentos de distinção no espaço, assim como a articulação com temas como o design e conforto. Este artigo discute a contribuição da Móveis CIMO S.A. para o mercado exibidor brasileiro durante as décadas de 1940 e 1950, a partir do que foi publicado na imprensa em publicidade e reportagens.
Citas
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