História da Educação em Juara
currículo e cultura escolar na década de 1980
Palabras clave:
Juara, Colonização, Currículo, Cultura escolar, MemóriaResumen
Embrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município. Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas.
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