O que defendia o Fascismo dias antes da Marcha sobre Roma?
Análise e tradução do Discurso de Nápoles, de Benito Mussolini
Palavras-chave:
Fascismo, Mussolini, Discurso de Nápoles, Marcha Sobre Roma, Ciclo liberal do FascismoResumo
Muito se diz que a Marcha Sobre Roma teria sido um golpe de Estado. Na realidade, porém, a despeito de suas pretensões nitidamente golpistas, Benito Mussolini chegou ao poder através das vias legais do parlamentarismo italiano. Ante a questão sobre quais características apareciam no Fascismo quando da Marcha, a intenção deste artigo é analisar e traduzir o Discurso de Nápoles, declarado dois dias antes da Marcha, visando apontar algumas de suas principais características e sua relação com os períodos anteriores e posteriores do Fascismo. A análise e tradução inéditas permitirão ampliar o estado da arte nos estudos sobre o Fascismo, ao mostrar algumas reconstruções de seus traços. Para isso, o artigo lançará mão de uma base teórica com material de Gianni Fresu e Robert Paxton, além de uma estratégia de análise de conteúdo, com apoio na plataforma Wordclouds.
Referências
ECO, Umberto. O Fascismo eterno. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FRESU, Gianni. Nas trincheiras do Ocidente: lições sobre Fascismo e antifascismo. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2017.
MUSSOLINI, Benito. My autobiography: with “The political and social doctrine of Fascism”. New York: Dover Publications, 2006.
MUSSOLINI, Benito. Mussolini as revealed in is political speeches. 2020. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/62754/62754-h/62754-h.htm#Page_xxi. Acesso em: 16 set. 2021.
PACHUKANIS, Evguiéni. Fascismo. São Paulo: Boitempo, 2020.
PAXTON, Robert. The five stages of fascism. The Journal of Modern History. Chicago: Chicago University Press, vol. 70, n. 01, p. 01-23, 1998. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/235001. Acesso em 06 nov. 2021. Doi: https://doi.org/10.1086/235001.
STENDHAL. O vermelho e o negro. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.