Da tração animal aos carros invisivelmente propelidos
o transporte público em Lisboa, 1834-1910 - parte I, o tempo das bisarmas (1834-1873)
Palavras-chave:
Companhias de serviços públicos, Bondes, Lisboa, Transporte públicoResumo
Apresentamos a primeira parte da trajetória dos transportes públicos em Lisboa, cuja similaridade com outras cidades se deu pelo protagonismo do bonde à tração animal e elétrico no serviço de transporte de pessoas, bens e mercadorias, necessidade premente com o crescimento industrial e o adensamento urbano do século XIX. A Carris de Ferro monopolizou o serviço por 148 anos, desde 1873 com os americanos, tramways à tração animal, e depois com os eléctricos, a primeira carreira com carros invisivelmente propelidos correu a 31 de agosto de 1901. A urgência pelo serviço levou a Câmara Municipal a se ocupar da concessão já em 1834 e ora trazemos a história das companhias criadas com dificuldade. O marco final desse período de intermitência é exatamente a criação da Carris de Ferro, celebrada pela população e ainda hoje a concessionária do serviço em Lisboa.
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Acervos:
Acervo Municipal do Arco do Cego.
Acervo do Museu da Carris.
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