O pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo (1890 – 1930)

Autores

Palavras-chave:

Método de Ensino Intuitivo, Primeira República, Escola Nova, História das Ideias Pedagógicas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo a partir de 1890, no processo renovação da escola pública brasileira. Vale mencionar que o primeiro pensou questões educacionais que se apresentaram na transição do Império para a República, já o segundo, foi um dos expoentes do movimento da Escola Nova no Brasil. A análise é conduzida a evidenciar as aproximações e distanciamentos entre essas duas perspectivas de modo a destacar as rupturas e (des)continuidades desses pensamentos no Brasil, no período que atravessa a Primeira República. No mais, o presente artigo buscar fazer relações sobre as diferentes perspectivas desses intelectuais sobre o método de ensino intuitivo no período empreendido de 1890 a 1930.

Biografia do Autor

Daniele Hungaro Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2013). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente atua como professora de Educação Inclusiva no IFSC dedicando-se ao Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência e a formação de professores. Na pesquisa tem interesse pelas seguintes áreas: História da Educação;Modelo Social de Deficiência; Estudos sobre Deficiência; Pedagogia das Escolas Novas; Nova História Cultural; Ensino Médio Inovador.

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

Hungaro Silva, D. (2018). O pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo (1890 – 1930). Patrimônio E Memória, 14(2). Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3382

Edição

Seção

Artigos Livres