A TV como escola

o uso educativo da televisão Pré-Ditadura Militar

Autores

Palavras-chave:

Televisão Brasileira, Educação, Programas Educativos

Resumo

Independente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da televisão e seu papel educativo sempre foram discutidos. No Brasil, desde o início da televisão existiram iniciativas para o seu uso educativo. Entretanto, diferentemente do que ocorreu em países como a Inglaterra e a França, onde a educação pela televisão se apresentou com uma função complementar, pois quase todos os cidadãos encontravam oportunidades dentro da escola, no Brasil, assim como em outros países da América Latina, a educação pela televisão se apresentou como possibilitadora de exercer uma função substitutiva, constituindo-se em elemento de expansão da rede escolar, multiplicadora das oportunidades de aprendizado e veículo de formação social. Portanto, este artigo ocupa-se em tratar dessa concepção substitutiva das principais iniciativas para o uso educativo da televisão brasileira entre os anos
de 1950 e 1964.

Biografia do Autor

Eduardo Amando de Barros Filho, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutor em História pela FCL- UNESP/Assis. Possui graduação em História e mestrado em História pela mesma instituição. Docente da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE - Campus Jaú) e professor efetivo do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMES-SM). Atuou como professor substituto, junto ao Departamento de Ciências Humana da FAAC-UNESP/Bauru, e atua como docente na Pós-Graduação em História da Universidade do Sagrado Coração (USC). Membro do Grupo de Pesquisa História e Mídias Eletrônicas (GPHME), da Unesp/Assis, e líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Saúde (GPMS), da UNOESTE, ambos credenciados junto ao CNPq. Integrante do Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil. Autor, entre outras publicações, do livro: Por uma televisão cultural-educativa e pública: a TV Cultura de São Paulo, 1960-1974. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

Referências

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

Amando de Barros Filho, E. (2018). A TV como escola: o uso educativo da televisão Pré-Ditadura Militar. Patrimônio E Memória, 14(2), 416–433. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3373

Edição

Seção

Artigos Livres