Autêntico para quem?
A noção de autenticidade do patrimônio cultural na contemporaneidade
Palavras-chave:
Autenticidade, Teoria e crítica da arte, Turismo cultural, Teoria da Conservação, Desafios contemporâneosResumo
Nos últimos anos uma noção vem sendo continuamente discutida no âmbito da conservação do patrimônio cultural: autenticidade. Mesmo com os avanços alcançados, é latente a necessidade de aprofundamentos conceituais e operacionais. Nesses termos, este artigo se propõe a discutir a autenticidade na contemporaneidade na perspectiva de compreender os sentidos que vem sendo aplicada nas dimensões teórica e prática da conservação. Para tanto, o fará por meio do aporte de três distintas áreas do conhecimento que se debruçam sobre o tema: a teoria e crítica da arte, o turismo cultural e a teoria da conservação do patrimônio cultural. Com isso, pretende-se refletir sobre a autenticidade de modo a compreender suas diversas facetas, sentidos e, em especial, seu papel na teoria contemporânea da conservação. Valendo-se dessas distintas visões, foram obtidos subsídios para se identificar questões emergentes sobre a autenticidade que precisam ser consideradas ao empregá-la na prática da conservação do patrimônio cultural.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOITO, Camillo. Os Restauradores. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl e Paulo Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.
BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.
BURNETT, Kathryn. Patrimônio, autenticidade e história. In: Drummond A., Yeoman I., Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. São Paulo: Roca, 2004. p. 38-52.
COUTINHO, Evaldo. O Espaço da Arquitetura. São Paulo: Editora Perspectivas, 1998.
DENSLAGEN, Wim. The artificial life of heritage. KNOB Bulletin, Jaargang 100, n. 3, p. 116-122, 2001.
DROSTE, Bernard von; BERTILSSON, Ulf. Authenticity and world heritage. In: LARSEN, EINAR K. (Org.). Nara Conference on Authenticity. UNESCO, ICCROM, ICOMOS: Japão, 1995. p. 5-6.
DUTTON, Denis. Authenticity in art. In: LEVINSON, Jerrold (org.). The Oxford Handbook of Aesthetics. New York: Oxford University Press, 2003. s/p. Disponível em: http://www.denisdutton.com/authenticity.htm. Acesso em: 01 out. 2018.
FIELDEN, Bernard M., JOKILEHTO, Jukka. Management Guidelines For World Heritage Sites. 2. ed. Rome: ICCROM, 1998.
GYIMÓTHY, Szilvia; JOHNS, Nick. Desenvolvendo o papel da qualidade. In: Drummond A., Yeoman I. (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. São Paulo: Roca, 2006. p. 235-256.
HARVEY, William Robert. Authenticity and experience quality among visitors at a historic village. 2004. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, 2004. Disponível em: <http://scholar.lib.vt.edu/theses/available/etd-03052004-132332/unrestricted/result.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.
ICOMOS National Committees of the Americas. The declaration of San Antonio. San Antonio, Texas: 1996. Disponível em: <http://www.icomos.org/docs/san_antonio.html>. Acesso em: 17 out. 2017.
JAMAL, Tazim; HILL, Steve. Developing a framework for indicators of authenticity: the place and place of cultural and heritage tourism. IAsia Pacific Journal of Tourism Research, v. 9, n. 4, p. 353-371, 2004.
JOKILEHTO, Jukka; KING, Joseph. Authenticity and conservation: reflections on the current state of understanding. In: SAOUMA-FORERO, GALIA (org.) Authenticity and integrity in an African context: expert meeting, Great Zimbabwe, Zimbabwe, 26-29 May, Paris: UNESCO, 2001, p. 33-39.
JOKILEHTO, Jukka. Considerations on authenticity and integrity in World Heritage context. City & Times, v. 2, n. 1, 2006a, p. 1-16. Disponível em: <http://www.ct.cecibr.org/novo/revista/viewarticle.php?id=44&layout=html>. Acesso em: 4 jun. 2018.
______. World Heritage: defining the outstanding universal value. City & Times, v. 2, n. 1, 2006b, p. 1-10. Disponível em: <http://www.ceci-br.org/novo/revista/docs2006/CT-2006-45.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2018.
LARSEN, Einar K. (org.). Nara Conference on Authenticity. UNESCO, ICCROM, ICOMOS: Japão, 1995.
LIRA, Flaviana. Da natureza complexa dos bens culturais: a indissociabilidade entre significância cultural, integridade e autenticidade. In: V Encontro Internacional sobre patrimônio edificado – Arquimemória, 2017, Salvador. Anais. Salvador: Departamento da Bahia do Instituto dos Arquitetos do Brasil, 2017, s/p.
______. Patrimônio cultural e autenticidade: montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento. Recife: EdUFPE, 2010.
LORETTO, Rosane. As [des]venturas da integridade no Patrimônio Mundial. 2016. 345 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
LOWENTHAL, David. Authenticity: rock of faith or quicksand quagmire? Conservation: the Getty Conservation Institute newsletter, v. 14, n. 3, p. 5-8, 1999.
______. The past is a foreign country. Cambridge: University Press, 1985.
MARTÍNEZ, Ascención Hernández. La clonación arquitectónica. Madrid: Ediciones Siruela, 2007. (La Biblioteca Azul, serie mínima).
PETZET, Michael. Place, memory, meaning: preserving intangible values in monuments and sites. ICOMOS 14th General Assembly and Scientific Symposium, Zimbabwe, 27- 31 out. 2003. Disponível em: <http://international.icomos.org/victoriafalls2003/papers/4%20-%20Allocution%20Petzet.pdf >. Acesso em: 12 nov. 2017.
PHILIPPOT, Paul. La teoria del restauro nell’epoca della mondializzazione. Arkos: scienza e restauro, Anno 3, n. 1, p. 14-17, 2002.
PHILIPPOT, Paul. Restoration from the perspective of humanities. In: PRICE, Nicholas Stanley; TALLAEY, M. K.; VACCARO, Alessandra Melucco. (Orgs.). Historical and Philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1996a, p. 216- 229.
______. The Idea of Patina and the Cleaning of Paintings. In: PRICE, N. S.; TALLAEY, M. K.; VACCARO, A. M. (Orgs.). Historical and Philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1996b, p. 366-371.
RUSKIN, John. A lâmpada da memória. Tradução Maria Lúcia Bressan Pinheiro. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
SILVA, P. Conservar, uma questão de decisão: o julgamento na conservação da arquitetura moderna. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
STOVEL, Herb. Efective use of authenticity and integrity as world heritage qualifying conditions. In: City & Times, v. 2, n. 3, 2007, p.21-36. Disponível em: <http://www.ct.cecibr.org/novo/revista/viewarticle.php?id=71&layout=abstract>. Acesso em: 1 ago. 2018.
TAYLOR, Charles. The Ethics of Authenticity. Cambridge- London: Harvard University Press, 2003.
TOMASZEWSKI, Andrzej. I valori immateriali dei beni culturali nella tradizione e nella scienza occidentale. In: VALTIERI, Simonetta (Org.). Della bellezza ne è piena la vista!: restauro e conservazione alle latitudini del mondo nell’era della globalizzazione. Università degli studi Mediterranea, Reggio Calabria, Italia. Roma: Nuova Argos, 2004, p. 30-55.
UNESCO. Operational Guidelines for the implementation of the World Heritage Convention. Paris: World Heritage Centre, 1977. Disponível em: <http://whc.unesco.org/archive/opguide77b.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2018.
UNESCO. Operational Guidelines for the implementation of the World Heritage Convention. Paris: World Heritage Centre, 2013. Disponível em: <http://whc.unesco.org/archive/opguide05-en.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2018.
MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoria contemporanea de la restauración. 1. ed. Madrid: Editorial Sintesis, 2004.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène E. Restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000.
ZANCHETI, Silvio; LORETTO, Rosane. Dynamic integrity: a new concept to approach the conservation of historic urban landscape (hul). In: Textos para discussão - Série 1 – Gestão da conservação urbana, CECI, Olinda, V.53, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.