Rendas
desvendando e revelando a coleção de rendas do Museu Moda e Têxtil UFRGS
Palavras-chave:
Rendas, Acervo de rendas, Coleção, Técnicas de rendas, Design têxtil, Museu Moda e Têxtil UFRGSResumo
Valendo-se de um olhar lançado sobre o universo das rendas, neste artigo são abordadas questões históricas e técnicas apoiadas no conhecimento dos cinco séculos de sua existência. Tem-se como objetivo desvendar e revelar a coleção de rendas do acervo do Museu Moda e Têxtil vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza aplicada, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, utiliza-se como fundamentação teórica os autores Pat Earnshaw, Délia Etcheverry, Jeremy Farrel, George Middleton, entre outros. Observou-se que a coleção em estudo é um importante patrimônio e apresenta relevante riqueza no que diz respeito ao design têxtil. Isto por contemplar uma ampla gama de itens representativos do processo manual e industrial, além de diversidade visual e valor histórico, contribuindo para que tais objetos sejam importantes fontes primárias para futuras investigações, pesquisas e fruição.
Referências
ALMEIDA, Adriana M. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na Universidade de São Paulo. 2001. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências da Informação e Documentação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-10092003-160231/pt-br.php> Acesso em: 27 jun. 2016.
BRIGGS-GOODE, Amanda; BUTTRESS, Joy. A Taxonomy of Pattern Through the Analysis of Nottingham Lace. In: Association of Fashion and Textile Courses. Liverpool: University of Liverpool, 2009.
EDGAR, Judith. Nottingham city museums and galleries. In: BRIGGS-GOODE, Amanda; DEAN, Deborah. Lace, Here, Now. London: Black Dog Publishing, 2013.
BUTTRESS, Joy. The Metaphorical value of lace in contemporary Art: the transformative process of a practice-led inquiry. 2013. 211 f. Thesis (Doctor of Philosophy) – Nottingham Trent University, Nottingham, 2013.
EARNSHAW, Pat. Bobbin & Needle lace: identifications and care. London: Batsford Craft, 1983.
______. Lace in Fashion: from the sixteenth to the twentieth centuries. Guildford: Gorse Publications, 1991.
______. The Identification of Lace. 3th ed. London: Shire Publications, 2000.
ETCHEVERRY, Délia. Encajes: história y identificación. Buenos Aires: Fundación Museu del Traje, 2013.
FARREL, Jeremy. Identifying Handmade and Machine Lace. London: Victoria and Albert Museum and Museum of Costume and Textiles, 2007. Disponível em: <http://www.dressandtextilespecialists.org.uk/Lace%20Booklet.pdf>. Acesso em: 6 set. 2012.
HARRIS, Jennifer. A survey of textile techniques. In: HARRIS, Jennifer. 5000 years of textiles. Washington: Smithsonian Books, 2010.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Ed.) Key Concepts of Museology. Paris: Armand Colin, 2010. Disponível em: <http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Museologie_Anglais_BD.pdf> Acesso em: 25 jul. 2017.
LEVEY, Santina. Lace. Embroidery. In: HARRIS, Jennifer. 5000 years of textile. Washington: Smithsonian Books, 2010.
METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Gems of European Lance: ca. 1600-1920. New York, 2012. Disponível em: <http://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2012/european-lace>. Acesso em: 13 jul. 2017.
MIDDLETON, George. Imitation of Hand-made Lace by Machinery. Bulletin Of The Needle And Bobbin Club, New York, v. 22, n. 1 & 2, p. 3-25, 1938. Disponível em: <http://www.cs.arizona.edu/patterns/weaving/periodicals/nb_39_1.pdf>. Acesso em: 6 set. 2012.
______. Imitation of Hand-made Lace by Machinery Part II. Bulletin Of The Needle And Bobbin Club, New York, v. 23, n. 1, p. 3-25, 1939. Disponível em: <http://www.cs.arizona.edu/patterns/weaving/periodicals/nb_39_1.pdf>. Acesso em: 6 set. 2012.
NOTTINGHAM TRENT UNIVERSITY. Lace Archive. Nottingham, 2012. Disponível em: <http://www.ntu.ac.uk/research/groups_centres/art/108389.html#>. Acesso em: 25 jul. 2012.
PALLISER, Burry. A history of lace. London: Sampson, Low, Son, and Marston, 1869.
POWERHOUSE MUSEUM. Lace Study Centre. Bobbin lace border, linen/cotton blend, maker unknown, Italy (probably Genoa), early 1600s. Sydney, 2016. Disponível em: <http://www.powerhousemuseum.com/collection/database/?irn=132841&search=bobbin+lace&images=&c=&s=>. Acesso em: 25 jul. 2016.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Le savoir-faire de la dentelle au point d'Alençon. Paris, 2010. Documentário de 9 min. Disponível em: <http://www.unesco.org/archives/multimedia/?pg=33&s=films_details&id=1661> Acesso em: 03 ago. 2017.
WENDHAUSEN, Maria Armênia Müller. Renda de bilros: um legado açoriano transcendendo séculos em Florianópolis. Blumenau: Nova Letra, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.