A interação paisagem/jardim na educação do olhar e na conservação do patrimônio

Autores

Palavras-chave:

Paisagem, Jardim, Conservação, Patrimônio

Resumo

Pensar a paisagem deve ser o princípio básico da concepção do projeto paisagístico. Isso se evidencia nos depoimentos do paisagista Roberto Burle Marx sobre os jardins do Recife, na década de 1930. Apesar da expressividade de sua obra no Brasil e no exterior, esse conhecimento paisagístico foi pouco assimilado nas escolas brasileiras de arquitetura para uma educação do olhar paisagístico. Notam-se avanços teóricos e técnicos na restauração de jardins históricos, e na inclusão da paisagem cultural carioca como patrimônio da humanidade. Mas, o desafio está na conservação desse patrimônio. Apesar de o jardim histórico, como um tipo de paisagem cultural, se aproximar mais da tradição brasileira, sua apropriação e, consequentemente, sua conservação ainda é precária no âmbito do planejamento urbano. Portanto, há necessidade de aproximar mais a teoria da paisagem à concepção do projeto paisagístico e à prática da restauração dos jardins históricos no desafio da conservação do patrimônio.

Biografia do Autor

Ana Rita Sá Carneiro, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Arquitetura - Oxford Brookes University (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e coordenadora do Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais Icomos/Ifla e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas/Abap, e representante do Icomos Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq 'Jardins de Burle Marx' e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq 'Pensar Paisagem'. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conservação urbana integrada e mais especificamente nos estudos dos jardins de Burle Marx, da teoria da paisagem e dos espaços públicos. Atua como consultora para a restauração dos jardins de Burle Marx no Recife.

Referências

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Sá Carneiro, A. R. (2018). A interação paisagem/jardim na educação do olhar e na conservação do patrimônio. Patrimônio E Memória, 14(1), 4–21. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3309