Monumentos públicos de Antonio Caringi em Pelotas, RS

entre práticas, representações e consumo

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio e cidade, Memória e identidade, Circulação e consumo, Esculturas de Caringi em Pelotas

Resumo

A partir da análise da relação entre público, espaços de memória e algumas obras do escultor Antônio Caringi, localizadas na cidade de Pelotas, este artigo propõe a abordagem de conceitos como memória, identidade cultural, representação, circulação, consumo, prática e (re) apropriação, aplicados ao patrimônio da cidade, em particular às esculturas patrimonializadas na categoria de “monumentos públicos”. Para tanto, trata-se de um estudo de caso como experiência que se dá em escala local, tentando situá-la, por meio de diálogos com outros autores, entre os discursos patrimoniais e práticas que ocorrem, também, em escala global.

Biografia do Autor

Isabel Halfen da Costa Torino, Universidade Estadual Paulista UNESP

Isabel Halfen da Costa Torino é Doutoranda e Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFPel. Bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ana María Sosa González, Universidade Estadual Paulista UNESP

Ana María Sosa González é Professora Visitante Estrangeira no Programa de PósGraduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora Colaboradora nos Programas de Pós-Graduação de Políticas Públicas e Gênero e de Educação, Sociedade e Política da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), sede Uruguai, e Professora do Centro Latinoamericano de Economía Humana (CLAEH), no Uruguai, na especialização em História da Arte e Patrimônio. Pós-Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Mestra e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduada em História pelo Instituto de Profesores Artigas, no Uruguai.

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Fábio Vergara Cerqueira é Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

Halfen Costa Torino, I., Sosa González, A. M., & Vergara Cerqueira, F. (2019). Monumentos públicos de Antonio Caringi em Pelotas, RS: entre práticas, representações e consumo. Patrimônio E Memória, 15(2), 575–597. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3304

Edição

Seção

Artigos Livres