Pesquisas em História da Educação

problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes

Autores

Palavras-chave:

Fontes, Escolas rurais, Impressos periódicos, Livros didáticos

Resumo

Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Estadual Paulista UNESP

Alessandra Cristina Furtado é Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada e Mestra em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de Franca.

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Estadual Paulista UNESP

Giovani Ferreira Bezerra é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor em Educação pela UFGD. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba. Especialista em Gestão Escolar e Projetos Educacionais pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Graduado em Pedagogia UEMS, unidade de Paranaíba.

Kênia Hilda Moreira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Kênia Hilda Moreira é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-Doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFGO).

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

Furtado, A. C., Ferreira Bezerra, G., & Moreira, K. H. (2019). Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes . Patrimônio E Memória, 15(2), 530–556. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3302

Edição

Seção

Artigos Livres