Design e cultura

análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí

Autores

Palavras-chave:

Design, Cultura, Identidade, Patrimônio, Histórico-Cultural, Mecado Público

Resumo

Abordando sob o viés do Design e sua relação com a cultura, neste artigo analisam-se aspectos da identidade de um patrimônio Histórico-Cultural. O objeto dessa pesquisa é o Mercado público Municipal de Itajaí - Santa Catarina, edificação centenária tombada pelo patrimônio histórico Municipal e Estadual. Viu-se a oportunidade de aplicar o Design como uma estratégia para análise, resgate, preservação e fortalecimento da Identidade deste espaço, primordial para a cultura da região. Para alcance deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, apropriando-se do método analítico e utilizando-se de procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Como
resultado, observou-se que muitos aspectos trabalhados no Mercado Público poderiam ser melhorados visando evidenciar e fortalecer a identidade local, preservando a cultura.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Ramos Ferreira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Marcos Roberto Ramos Ferreira é Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Santa Catarina, Brasil. Doutorando e Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em MBA em Gestão Estratégica do Design e Graduado em Design Industrial pela UNIVALI.

Ricardo Triska, Universidade Estadual Paulista UNESP

Ricardo Triska é Professor do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Visitante no Departamento de Artes e Design (School of Art + Design) na University of Illinois at Urbana – Champaign, nos Estados Unidos. Doutor em Engenharia de Produção e Graduado em Ciência da Computação pela UFSC. Mestre
em Ciência da Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2.

Referências

BARRERA, Y. N. I. G. La cultura del diseño, estrategia para la generación de valor e innovación en la PyMe del Área Metropolitana del Centro Occidente, Colombia. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comumicación, Colombia, n. 34, p. 109-129, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/pdf/ccedce/n34/ n34a12.pdf>.

BARROSO, E. Design, identidade cultural e artesanato. 1999. Disponível em: <http://www.eduardobarroso.com.br/artigos.thml>.

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: Integrare, 2010.

FGML. Fundação Genésio Miranda Lins. Anuário de Itajaí 2010. Itajaí: FGML, 2010.

GUASCATUR. Mercado Público Municipal de Itajaí. Disponível em: <http://www.guascatur.com/2014/10/mercado-publico-municipal-de-itajai.html>.

ITAJAÍ. Prefeitura de Itajaí. Regimento interno do Centro de Cultura Popular – Mercado Velho de Itajaí-SC. 2012

______ . Contrato de concessão 011/2013. 2013. Disponível em: <http://www.itajai.sc.gov.br/>.

ITAJAI (Cidade). Decreto n.º 5.755, de 17 de dezembro de 1998. Homologa tombamento do Mercado Público Municipal / Centro de Cultura Popular. Prefeitura Municipal. Itajaí, SC, 1998. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/sc/i/itajai/decreto/1998/576/5755/decreto-n-5755-1998-homologa-tombamento-do-mercado-publico-municipal-centrode-cultura-popular>.

MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.

MERCADO VELHO. Estatuto do Condomínio Comercial Mercado Velho. 2014.

MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

MEC – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura. Brasília, 2010.

MERINO, G. S. A. D. A contribuição da gestão de design em grupos produtivos de pequeno porte no setor da maricultura: o caso AMPROSUL. Florianópolis, 2010. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina.

MORAES, D. Metaprojeto: o Design do Design. São Paulo: E. Blucher, 2010.

MOZOTA, B. B. Design management: using Design to build brand value and corporate inovation. New York: Allworth Press, 2003.

MOZOTA, B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

OLIVEIRA, A. Itajaí: 150 (1860-2010). Itajaí: Catarina Santa, 2010.

ONO, M. M. Design, cultura e identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, Salvador: Universidade do Estado da Bahia, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/red alyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve =66110107>.

QUELUZ, M. L. P. Design & identidade. Curitiba: Peregrina, 2008.

SANTA CATARINA (Estado). Decreto n.º 3.460, de 23 de novembro de 2001. Homologa tombamento de imóveis. Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2001. Disponível em: <http://www.leisestaduais.com. br/sc/decreto-n-3460-2001-santacatarina-homologa-tombamento-de-imoveis>.

SILVA, L. D. Itajaí: imagens e memórias. Itajaí: Fundação Genésio Miranda Lins, 1995.

VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

ZOTZ, W. Itajaí: porto dos encantos. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2002.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

Roberto Ramos Ferreira, M., & Triska, R. (2019). Design e cultura: análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí . Patrimônio E Memória, 15(2), 339–352. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3289

Edição

Seção

Artigos Livres