As propagandas imigrantistas do Brasil no século XIX

o caso da Sociedade Central de Imigração

Autores

Palavras-chave:

Sociedade Central de Immigração, Propaganda, Imigração e emigração, Modernização, Guia de imigrantes

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir a respeito de dois problemas ligados à história da imigração no Brasil do século XIX. O Primeiro deles é identificar e entender o conceito de “propaganda” naquele contexto, em especial aquela voltada para atrair imigrantes para o trabalho no Império. E a segunda é relacionar este termo a um caso específico do período: as reflexões da Sociedade Central de Imigração (SCI) publicadas no boletim oficial da entidade, intitulado A Immigração, e no guia difundido por ela em solo europeu. Documentos nos quais o conceito aparece como um discurso que visava ora persuadir grupos internos das transformações necessárias para o progresso e ora para convencer estrangeiros, que tivessem intenções, de que o Império seria um bom destino.

Biografia do Autor

Arthur Daltin Carrega, Universidade Estadual Paulista UNESP

Arthur Daltin Carrega é Graduado, Mestre e Doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis.

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

Daltin Carrega, A. (2019). As propagandas imigrantistas do Brasil no século XIX: o caso da Sociedade Central de Imigração. Patrimônio E Memória, 15(2), 154–171. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3278