Transições

música e cinema na primeira metade do século XX

Autores

Palavras-chave:

Música, Cinema, Século XX, Atonalismo, Linguagem

Resumo

Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura.

Biografia do Autor

Maurício Mario Monteiro, Universidade Estadual Paulista UNESP

Maurício Monteiro é Pós-Doutorando em Música na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais. Professor na Faculdade Cásper Líbero e na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Doutor e Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela UFOP.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Monteiro, M. M. (2020). Transições: música e cinema na primeira metade do século XX. Patrimônio E Memória, 16(2), 374–395. Recuperado de https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3197

Edição

Seção

Artigos Livres