Dona Antônia Leal e seus dois maridos
apropriação e circulação de livros e objetos em Mariana (Minas Gerais, 1787-1811)
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v19i2.2963Palavras-chave:
Livros, Objetos, Circulação, Elite Mineira, CasamentoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a história que envolveu dois casamentos e a provável união de duas bibliotecas no final do século XVIII. As personagens envolvidas na trama histórica são dois advogados proeminentes do Termo de Mariana, os doutores Manoel
Brás Ferreira e Antônio da Silva e Souza e a viúva de ambos, Dona Antônia da Silva Leal. As diversas fontes consultadas - tais como os inventários post mortem, os testamentos, a décima urbana, os registros de casamentos e as matrículas na Universidade do Porto - permitiram refletir sobre a posse, o destino (fortuna crítica) dos livros privados e dos objetos na Colônia portuguesa, os casamentos entre “iguais”, a vida das mulheres e, principalmente, sobre as elites mineiras, entre os séculos XVIII e XIX.
Referências
ANTUNES, Álvaro de Araujo. Espelho de cem faces: o universo relacional de um advogado setecentista. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: PPGH/UFMG, 2004.
ALMEIDA. Carla Maria Carvalho de. Ricos e pobres em Minas Gerais: produção e hierarquia social no mundo colonial, 1750-1822. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2004.
DEL PRIORI, Mary. História das mulheres: vozes do silêncio. In: FREITAS, Marcos César. (org.). História brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
FIGUEIREDO. Luciano. Barrocas famílias: vida familiar em Minas Gerais no século XVIII. São Paulo: Hucitec, 1997.
FONSECA, Cláudia Damasceno. O espaço urbano de Mariana: sua formação e suas representações. In: TERMO de Mariana: história e documentação. Mariana: Impressa Universitária da UFOP, 1998.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GRENDI, Edoardo. Repensar a micro-história? In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escala: a experiência da microanálise. Tradução de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
HESPANHA, Manoel. Governo, elites e competência social: sugestões para um entendimento renovado da história das elites. In: BICALHO, Maria Fernanda; FERLINI, Vera Lúcia Amaral (org.). Modos de governar: idéias e práticas políticas no império português, séculos XVI a XIX. São Paulo: Alameda, 2005.
LE GOFF, Jacques. O nascimento do purgatório. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2017.
FRONER, Yacy-ara. A presença de objetos de marfim em Minas colonial: estética, materialidade e hipóteses acerca da produção local. In: SANTOS, Vanicléia Silva; PAIVA, Eduardo França; GOMES, René Lommez (org.). O comércio de marfim no mundo Atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Belo Horizonte: Clio, 2018.
MARTINEZ, Cláudia Eliane Parreiras Marques. Os bens dos eclesiásticos no Império português (1780-1808). In: RODRIGUES, André Figueiredo; SÁ, Charles Nascimento de. O sagrado no tempo: ensaios sobre história e práticas religiosidades. São Paulo: Humanitas, 2021.
REVEL, Jacques (org.). Jogos de escala: a experiência da microanálise. Tradução de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
RIBEIRO, Aline Nascimento. O lugar dos documentos nos processos de tombamento e registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: um estudo sobre o arquivo histórico da Casa Setecentista de Mariana. Viçosa, Minas Gerais, 2017. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) – Departamento de História, Universidade Federal de Viçosa.
RODRIGUES, André Figueiredo. Historiografia sobre o Brasil colonial, 1950-2000. São Paulo: FFLCH/USP, 2022.
SAMARA, Eni de Mesquita. As mulheres, o poder e a família. São Paulo século XIX. São Paulo: Marco Zero, 1989.
SLEMIAN, Andréa; PIMENTA, João Paulo G. A corte e o mundo: uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008.
SOIHET, Raquel. História das mulheres. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
VASCONCELOS, Diogo Luiz de Almeida Pereira de. História antiga das Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 2019.
VASCONCELOS, Salomão de. Breviário histórico e turístico da cidade de Mariana. Belo Horizonte: Biblioteca Mineira de Cultura, 1947.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.