Entre tipografias, impressos e caricaturas: imprensa ilustrada na monarquia de D. Pedro II
Palavras-chave:
Imprensa oitocentista. Revistas ilustradas. Henrique Fleiuss. Angelo Agostini.Resumo
A publicar textos sobre literatura, artes, filosofia e doutrinas científicas, as revistas de cunho literário e científico, da década de 1840 e 1850, respondiam os anseios daqueles que sonhavam por um país melhor alocado na escalada íngreme do progresso. Menos densa em termos de formato e número de páginas, surgia periódicos que se valiam de ilustração, humor, teatro, música e moda. Já no fim de 1860, um padrão de impresso inundaria as tipografias, livrarias, ruas e cafés da Capital do Império, os periódicos humorísticos ilustrados. Apesar da multiplicidade de escritores, editores e caricaturistas, Henrique Fleiuss e Angelo Agostini destacaram-se pelas décadas de criatividade e sucesso de suas revistas. Chancelados historicamente como antônimos do mesmo ofício, a comparação rendeu adjetivos laboriosos a Agostini, mas nem sempre a Fleiuss. Afim de, desqualificar os julgamentos construídos em cima da colação das personagens, o artigo traça um panorama da imprensa oitocentista e explora a atmosfera dos impressos, tipografias e setores sociais que Fleiuss e Agostini envolveram-se.
Referências
ALONSO, Angela. Ideias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ALONSO, Angela. Apropriação de ideias no Segundo Reinado. In: GRINBERG, Keila & SALLES, Ricardo (org.) O Brasil Imperial, volume III: 1870/1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira. História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira. A trajetória de Henrique Fleiuss, da Semana Ilustrada: subsídios para uma biografia In: KNAUSS, Paulo (org.) Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
BALABAN, Marcelo. Poeta do lápis: sátira e política na trajetória de Ângelo Agostini no Brasil Imperial (1864-1888). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
CAMARGO, Oswaldo de. Um negro histórico: Francisco de Paula Brito, primeiro editor brasileiro. In: DEAECTO, Marisa Midori; FILHO, Plinio Martins; RAMOS JR, José de Paula (orgs). Paula Brito: editor, poeta e artífice das letras. São Paulo: Edusp: Com arte, 2012.
CARDOSO, Rafael. Origens do projeto gráfico no Brasil. In: CARDOZO, Rafael (org.) Impresso no Brasil, 1808-1930: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.
CARDOSO, Rafael. Projeto gráfico e meio editorial nas revistas ilustradas do Segundo Reinado. In: KNAUSS, Paulo (org.) Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
FERREIRA, Orlando da Costa. Introdução à bibliologia brasileira: imagem gravada. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo. 1994.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Henrique M. Fleiuss: vida e obra de um artista prussiano na corte (1859 –1882). ArteCultura, Revista do Instituto de História/UFU, v.8, n.12, 2006.
IPANEMA, Rogéria Moreira de. Distinção do Poder: título de imperial, as razões pelas quais. Revistado Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, ano 170, n. 442, p. 249-266, jan/mar, 2009.
LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil. Rio de janeiro: José Olímpico, 1963, p. 234.
LOPES, Hélio. A divisão das águas: contribuição ao estudo das revistas românticas Minerva Brasiliense (1843 -1845) e Guanabara (1849 – 1856). São Paulo: Conselho Estadual de Arte e Ciências Humanas, 1978.
LUSTOSA, Isabel. Insultos impressos: a guerra dos jornalistas na Independência, 1821-1823. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MAGNO, Luciano. História da caricatura brasileira: os precursores e a consolidação da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Gala Edições de Arte, 2012. MOREL, Marco. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil no século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
NERY, Laura. Os sentidos do humor: Henrique Fleiuss e as possibilidades de uma sátira bem comportada. In: KNAUSS, Paulo (org.) Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
PÁDUA, José Augusto. Natureza e sociedade no Brasil monárquico. In: GRINBERG, Keila & SALLES, Ricardo (org.) O Brasil Imperial, volume III: 1870/1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
REZENDE, Lívia Lazzaro. A circulação de imagens no Brasil oitocentista. In: CARDOSO, Rafael (org.) O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870 /1960. São Paulo: COSACNAIFY, 2005.
RICUPERO, Bernardo. O romantismo e a ideia de nação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. A comédia urbana de Daumier a Porto Alegre. São Paulo: Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Álvares Penteado, 2003.
SANT’ANNA, Benedita de Cássia Lima. D’O Brasil Ilustrado (1855/1856) à Revista Ilustrada (1876-1898): trajetória da imprensa periódica literária ilustrada fluminense. Jundiaí/SP: Paço editorial, 2011.
SEMANA ILUSTRADA: história de uma inovação editorial. In: Secretaria Especial de Comunicação Social. Cadernos da comunicação: série memória, 19. Rio de Janeiro: Secretaria, 2007. Disponível em: <http://www0.rio.rj.gov.br/arquivo/pdf/cadernos_comunicacao/memoria/memoria19.pdf> Acesso em: 13 de set. 2013.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro I: um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SIMIONATO, Juliana. A Marmota de Paula Brito In: DEAECTO, Marisa Midori; FILHO, Plinio Martins; RAMOS JR, José de Paula (orgs). Paula Brito: editor, poeta e artífice das letras. São Paulo: Edusp: Com arte, 2012.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: REMOND, René (org.) Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.
TELLES, Angela Cunha da Motta. Desenhando a nação: revistas ilustradas do Rio de Janeiro e Buenos Aires nas décadas de 1860-1870. Brasília: Funag, 2012
TEIXEIRA, Luis Guilherme Sodré. O traço como texto: a história da charge no Rio de Janeiro de 1860 a 1930. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. Coleção Papéis Avulsos, n. 38, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.