A Recepção de Estrangeiros em Portugal no Século XV
Palavras-chave:
Relatos de viagens; Corte régia portuguesa; Século XV.Resumo
O Quatrocentos ficou conhecido como o século das longas e longínquas viagens para lugares distantes e desconhecidos. Mas não eram só as terras do Oriente e da África a atrair peregrinos, aventureiros, mercadores, cavaleiros e embaixadores, as relações entre cortes, a oportunidade de carreiras e as peregrinações aos lugares santos como Santiago de Compostela, também moviam homens para os lugares próximos e conhecidos. Alguns viajantes que se dirigiram ao reino português foram recebidos com festas e banquetes e agraciados com presentes dos reis. O artigo tem como objetivo analisar nos relatos desses homens as descrições sobre a recepção de estrangeiros que estavam relacionadas à corte régia portuguesa, tendo em vista os diferentes perfis desses homens, as distintas motivações de partida e as discrepâncias e semelhanças nas avaliações, a despeito da proximidade temporal das viagens. Para tal, cotejaremos os relatos dos viajantes europeus, Jorge de Ehingen, Nicolás de Popielovo, Hieronymus Munzer, León de Rosmithal e Roger Machado, que empreenderam suas viagens entre os anos de 1450 e 1495.
Referências
BELLO LEÓN, Juan Manuel; HERNÁNDEZ PÉREZ, Beatriz. Una Embajada Inglesa a la Corte de los Reyes Católicos y sudescripción em el<> de Roger Machado. Año 1489. Revista Em La España Medieval. Disponível em <<https://revistas.ucm.es/index.php/ELEM/article/viewFile/ELEM0303110167A/22122>>. Acesso em: 09 fev. 2017.
BUESCU, Ana Isabel. Na Corte dos Reis de Portugal. Saberes, Ritos e Memórias. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
BUESCU, Ana Isabel. SOUSA, João Silva de. MIRANDA, Maria Adelaide (org.) O corpo e o gesto na civilização medieval. Lisboa: Edições Colibri, 2003.
COELHO, Maria Helena da Cruz. A Festa – A convivialidade. IN: MATTOSO, José. (org.) História da vida privada em Portugal. Portugal: Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2011.
COSTA LUIS, Alexandre Antonio de. Portugal Messiânico e Imperial de D. João II. Covilhã: Lusosofia, 2013.
DUARTE, Luís Miguel. Marginalidade e Marginais. IN: MATTOSO, José. (dir.). VASCONCELOS E SOUSA, Bernardo. (coord.). História da vida privada em Portugal. Lisboa: Temas e Debates: Círculo de Leitores, 2011.
GARCÍA MERCADAL, J. Viajes de Extranjeros por España y Portugal. Junta de Castilla y León :Consejería de Educación y Cultura, 1999.
GOMES, Rita Costa. A Corte dos Reis de Portugal no final da Idade Média. Portugal: Difusão Editorial, 1995.
GONÇALVES, Iria. A Alimentação. IN: MATTOSO, José. (org.) História da Vida Privadaem Portugal. Portugal: Temas e debates – Círculo de Leitores, 2010.
LABARGE, Margaret W. ViajerosMedievales: Los Ricos y losInsatisfechos. Madrid: Nerea, 2000.
LADERO QUESADA, Miguel Ángel. Las Fiestas en la Cultura Medieval. Espanha: Areté, 2004. Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2010.
MACEDO, José Rivair. Os filhos de Cam: A África e o saber enciclopédico medieval. SIGNUM: Revista da ABREM, Vol. 3, p. 101-132, 2001.
MENDONÇA, Manuela. D. João II. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
MICELI, Paulo. O ponto onde estamos – viagens e viajantes na história da expansão e da conquista. São Paulo: Editora Página Aberta, 1994.
MOLLAT, Michel. Los Exploradores delSiglo XIII al XVI. Primeiras Miradas sobre Nuevos Mundos. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
MUNZER, Hieronymus. Viaje por España y Portugal enlosaños 1494 y 1495. PUYOL, Júlio (trad.). Boletín de la Real Academia de la Historia, tomo 84, 2010. pp. 197-279. Disponível em:<<http://www.cervantesvirtual.com/obra/jeronimo-munzer-viaje-por-espana-y-portugal-en-los-anos-1494-y-1495-conclusion/>> Acesso em: 01 Nov. 2017.
NEWTON, A. P. Traveland Travellers in the Middle Ages. New York: Barnes &Noble, 1967.
PINA, Rui de. Croniqua Del Rey Dom Joham II. Editado por Alberto Martins de Carvalho. Coimbra: Livraria Editora L., 1950.
SANTOS, Maria Emilia Madeira. Viagens de exploração terrestre dos portugueses em África. Lisboa: Junta de Investigação Científicas do Ultramar – Instituto de Cultura Portuguesa, 1978.
SCHMITT, J. C. La Raisondes gestes dans l’Occident Medieval. Paris: Gallimard, 1990.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília: UNB, 2014.
ZUMTHOR, Paul. La Medida del Mundo. Madrid: Cátedra, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.