Italianidade no interior paulista
percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950).
Palavras-chave:
Identidade imigraçãoResumo
O livro Italianidade no interior paulista : percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950), trata de como foi sendo possível oa construção de um sentimento de identidade italiana , desenvolvido primeiro no Brasil do que na Itália sendo esta a inovação do livro e o tema que é construído durante a obra , baseando-se nos estudos de antropólogos , sociólogos e demógrafos na questão de contrução da identidade italiana no Brasil , mesmo ressaltando as diferenças culturais trazidas da Itália e como estas diferenças auxiliavam ou prejudicavam esta formação de uma identidade . Identidade que o autor analisa com base na formação das associações italianas , na questão do fascismo assim como na questão desta fromação e usa diferenças no meio rural e urbano , sua construção e ascenção entre o final do século XIX e começo do XX e decaimento já nos anos de 1950 , justificando o recorte temporal da obra , concluindo que houve uma formação de um sentimento de identidade entre os imigrantes vindos da Itália , primeiro aqui no Brasil, do que na terra de origem deles o que torna a obra inovadora para um tema muito já estudado
Referências
ALVIM, Zuleica M. F. Brava gente! Os italianos em São Paulo (1870-1920). São Paulo: Brasiliense, 1986.
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre as origens e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2008. Trad. Denise Bottman.
BEIGUELMEN, Paula. A formação do povo no complexo cafeeiro: aspectos políticos. São Paulo: Edusp, 2005.
BERTONHA, João Fábio. O Fascismo e os imigrantes italianos no Brasil. Porto Alegre: Edi PUCRS, 2001.
BERTONHA, João Fábio. Os Italianos. São Paulo: Contexto, 2005.
BIONDI, Luigi. Classe e nação: trabalhadores e socialistas italianos em São Paulo, 1890-1920. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
BORDIEU, P. A economia das trocas linguísticas, o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp,1996.
DEAN, W. Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura (1820-1920). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
DURHAM, Eunice. A dinâmica da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FOESTER, R. F. The Italian Imigration of our Time. Cambrigde: Harvad Universite Press, 1919.
HALL, Stuart. Quem Precisa de identidade. In. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. Trad. Beatriz Sidou.
LEVY, M. S. F, SCARANO, J. Italianos em São Paulo: casamento e nupicidade. Revista População e Família. São Paulo, vol. 2, 1999.
MORTARA, Giogio. A Imigração Italiana para o Brasil e algumas características do grupo italiano de São Paulo. Revista Brasileira de Estatística. Vol. XI, n. 42, p.323-336, 1950.
NUGENT, W. Crossings: The Great Transatlantic Migrations, 1870-1914. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
OLIVEIRA, Flávia. Impasses no novo mundo: imigrantes italianos na conquista de um novo espaço social na cidade de Jaú (1870 -1914). São Paulo: Editora UNESP, 2008.
POUTIGNAT, Philipe. Teorias da etnicidade. São Paulo: Unesp, 1998.
TRENTO, Angelo. Do outro lado do Atlântico: um século de imigração italiana para o Brasil. São Paulo: Nobel, 1989.
TRUZZI, Oswaldo. Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950). São Paulo: Editora UNESP, 2016.
WELCH,Cliford. The Seed Was Planted. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.