Cópias de filmes e salas de exibição, cineclubes e cinematecas
o caso do Centro de Cultura Cinematográfica (1956-1957)
Palavras-chave:
cineclubes, Cinematecas, década de 1950, Rio de JaneiroResumo
Este artigo analisa o Centro de Cultura Cinematográfica (CCC) como exemplo das relações entre o cineclubismo e a preservação audiovisual no Brasil do pós-Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, defende que os cineclubes cariocas dos anos 1950 tem uma importância maior do que apenas a de ter servido como espaço de formação para os futuros diretores do Cinema Novo. A incorporação do CCC ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dando origem à Cinemateca do MAM, é comparada com o exemplo anterior da fusão do Clube de Cinema de São Paulo à Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, depois Cinemateca Brasileira. Em meio a essas relações, o artigo destaca como questão central para os cineclubes da época a dificuldade de acesso a cópias de filmes e a espaços de exibição.
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