A “última canção” de Andrzej Wajda:

Afterimage (2016) e o retorno da cinebiografia

Autores

  • Ana Paula Bertoncello Fontes Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Afterimage; Andrzej Wajda; Cinebiografia.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir acerca da última produção do diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Em Afterimage (2016), Wajda retoma o passado do período stalinista, em 1948, ao narrar a inserção do Realismo Socialista numa Polônia ocupada por soviéticos, pós Segunda Guerra Mundial. Artistas, músicos, literatos e cineastas foram afetados por esse projeto artístico, incluindo Wajda. Assim, o enredo se desenvolve nos quatros anos finais da vida do pintor vanguardista Wladyslaw Strzeminski, mostrando a sua resistência à essa linguagem estética adotada pelo regime. Esta cinebiografia foi produzida em um contexto de crescente adesão dos poloneses a retórica do governo de extrema direita, representado pelo partido Lei e Justiça (PIS). Desta forma, pretendemos refletir acerca do discurso cinematográfico produzido por Wajda, propondo uma análise de seu contexto de produção e de sua codificação.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

BERTONCELLO FONTES, Ana Paula. A “última canção” de Andrzej Wajda: : Afterimage (2016) e o retorno da cinebiografia. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 289–304, 2022. Disponível em: https://portalojs.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2288. Acesso em: 12 nov. 2024.