O cotidiano dos meninos internados no Seminário de Santana na cidade de São Paulo (1825 – 1868)
Palavras-chave:
Infância Abandonada. Internato. Educação. Aprendiz, Trabalho.Resumo
Foi durante o século XIX que a questão da infância abandonada saiu do âmbito familiar e tornou-se uma questão pública na cidade de São Paulo. Assim, a iniciativa da Igreja Católica, da caridade da sociedade civil e do Governo Provincial foi fundada em 1825, conjuntamente com a Roda dos Expostos, o Seminário de Santana, um internato para meninos abandonados que, após o período da primeira infância, eram internados para sua devida educação. Nesse local, seria priorizada a instrução de um ofício, cuja utilização de seu trabalho em oficinas e fábricas seria incentivada e essas crianças foram recrutadas durante a Guerra do Paraguai como aprendizes no Arsenal da Marinha. Este artigo utilizou como fontes de pesquisa a documentação existente no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) composta de cartas, ofícios, relatórios, petições etc. na qual a trajetória de vida desses meninos pode ser visualizada na sua formação como cidadãos.
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