Um “empreendimento pioneiro”: o catálogo da Co- leção Latino-Americana do MoMA (1931-1943).
Palavras-chave:
Arte latino-americana; MoMA; Política de boa vizinhançaResumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o processo de formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), no período entre 1931 e 1943. Para isso, utilizamos o catálogo da coleção intitulado The Latin American Collection of The Museum of Modern Art, publicado pelo Museu. Trata-se de um documento relevante sobre a Coleção e sua formação que nos possibilita analisar questões políticas e culturais envolvidas nesse processo.
Referências
ALVES JR, Alexandre G. C. Discursos Americanos de Cooperação no contexto da 2ª Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
BARR JR., Alfred H. Que é a pintura moderna? Nova York: Museum of Modern Art, 1953.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. Tradução Telma Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Volume III; p. 57.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Minas Gerais: UFMG, 1999.
DICKERMAN, Leah; INDYCH-LÓPEZ, Anna. Diego Rivera: Murals for the Museum of Modern Art. New York: MoMA, 2011.
FERES JÚNIOR, João. A história do conceito de “Latin America” nos Estados Unidos. Bauru: USC, 2005.
GOODYEAR, Anson Conger. The Museum of Modern Art: The First Ten Years. New York: MoMA, 1943.
HUNTER, Sam. “Introduction” In: The Museum of Modern Art, New York: The History and the Collection. New York: Harry N. Abrams, Inc.; MoMA, 1984.
MONTEIRO, Érica G. Daniel. Quando a Guerra é um negócio: F. D. Roosevelt, iniciativa privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. Curitiba: Editora Prismas, 2014.
MOTA, C. G. Cultura e Política da Boa Vizinhança: dois artistas norte americanos no Brasil. In: COGGIOLA,O. (Org.) Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã/FFLCH/USP, 1995.
MOURA, Gerson. Estados Unidos e América Latina. São Paulo: Contexto, 1991.
MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil: a penetração cultural americana. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MUSEUM OF MODERN ART (New York, N.Y.). The Latin-American Collection of the Museum of Modern Art. New York: MoMA, 1943.
MUSEUM OF MODERN ART (New York, N.Y.). MoMA Exhibition History List, 1933: American Sources of Modern Art (Aztec, Mayan, Incan). New York: MoMA, s.d.
MUSEUM OF MODERN ART (New York, N.Y.). MoMA Press Release Archives, 1940: Nº 069_1940-10-03_401003-10.
MUSEUM OF MODERN ART (New York, N.Y.). MoMA Press Release Archives, 1940: Nº 016_1940-02-20.
MUSEUM OF MODERN ART (New York, N.Y.). Art in our time: a chronicle of the Museum of Modern Art. Edited by Harriet S. Bee and Michelle Elligott. New York : Museum of Modern Art, 2004.
PRADO, Maria Ligia Coelho. “Ser ou Não Ser um Bom Vizinho: América Latina e Estados Unidos Durante a Guerra”. Revista USP. Dossiê 50 Anos de Final de Segunda Guerra. N°26 - São Paulo: USP, 1995.
PRADO, Maria Ligia Coelho. ‘’Uma introdução ao conceito de identidade’’. In: BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio Barbosa; GARCIA, Tânia da Costa. (Org.). Cadernos de Seminários de Pesquisa Cultura e Políticas nas Américas. Volume I. Assis: FCL-Assis-Unesp Publicações, 2009.
RIOUX, J. P.; SIRINELLI, J. F. Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998.
SCHWARTZ, Jorge. O fervor das Vanguardas. Arte e literatura na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 188.
SMITH, Joseph. Historical Dictionary of United States-Latin American Relations. Maryland: Scarecrow Press Inc., 2007.
TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TOTA, Antonio Pedro. Os americanos. São Paulo: Contexto, 2014. WEINSTEIN, Barbara. “Pensando a história fora da nação: a historiografia da América Latina e o viés transnacional”. In: Revista Eletrônica da ANPHLAC, nº. 14, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.