Belisário Penna
Educação higiênica, eugenia e a formação da consciência sanitária nacional (1916-1932)
Palavras-chave:
Educação, Higiene, Eugenia no Brasil, Consciência sanitáriaResumo
O objetivo deste artigo é analisar como Belisário Penna (1868-1939) aborda a educação higiênica e eugênica em seu projeto sanitário nacional entre 1916 e 1932. Este médico participou do Movimento Sanitarista da década de 1910 e esteve amplamente envolvido em debates sobre reformas da sociedade brasileira através da saúde e educação. Por meio de seus diagnósticos e interpretações sobre o Brasil, identificou a doença, o analfabetismo e o alcoolismo como os grandes problemas do Brasil. Neste contexto, empregou suas obras e sua atuação política para negar o fatalismo biológico e racial e apontar alternativas médicas, educacionais e políticas para salvar a população brasileira. Ao invés do uso da eugenia “negativa”, que se pautava no racismo científico, o sanitarista apostou que a regeneração brasileira deveria estar sintonizada com a eugenia “preventiva”, cujas práticas se baseavam na educação higiênica e nas reformas sociais e do meio.
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