Entre disputas de narrativas
A formação do campo disciplinar da História do Direito no Brasil
Palavras-chave:
História do Direito, Educação Jurídica, Epistemologia JurídicaResumo
O presente texto, sem qualquer pretensão exaustiva e totalizante, objetiva refletir acerca das contribuições teóricas que discutem a construção do campo da História do Direito no Brasil nas últimas décadas, refletindo qual o papel deste saber frente à cultura jurídica contemporânea. Para tanto, aqui, faz-se mister contextualizar o debate crítico sobre as práticas curriculares hegemônicas em torno da educação jurídica contemporânea e os processos de disputa pela afirmação da autonomia/relevância da historiografia jurídica para a formação discente. Aponta-se, entretanto, a necessidade de efetivação de processos de disputa que reconstruam uma narrativa jushistórica que rechace os valores positivistas, anacrônicos, etnocêntricos, racistas e epistemicidas, onde a relação entre direito, história e diversidade possa integrar a nova quadra das faculdades de direito.
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